Brasil se junta ao Asean


O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinou nesta quarta-feira (16) o Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático, que implica na adesão do Brasil ao grupo dos países que formam a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).



De acordo com informações da Agência Brasil, diplomatas que acompanham a reunião em Bali, na Indonésia, afirmam que a adesão ao tratado permitirá a ampliação do diálogo político com a região de forma sistemática.



Formado por dez países, o Asean é um mecanismo de integração regional asiático que contempla uma população total de cerca de 600 milhões de pessoas. O comércio brasileiro com o grupo alcançou US$ 13,3 bilhões, em 2010.



O ministro também participou de negociações em Bali para buscar a liberação das exportações de carne, açúcar e soja do Brasil. A ideia é intensificar o comércio bilateral com a Indonésia, que é o quarto país mais populoso do mundo, a maior economia da Asean e a sede da associação.



Patriota participa ainda de uma reunião com empresários denominada “Brasil-Asean: Comércio, Investimentos e Parcerias”, que conta com a participação de uma delegação de empresários brasileiros de diversos setores.

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons