Brasil pode se tornar 3º maior mercado para carros


Uma pesquisa realizada pela KPMG International revela que os executivos das maiores empresas automobilísticas do mundo acreditam que o Brasil poderá chegar em 2016 disputando a terceira posição no ranking dos maiores mercados automobilísticos globais. A China deve liderar a lista, seguida pelos Estados Unidos. A Índia ficará logo atrás do Brasil.  



O País ocupa, atualmente, a quinta posição entre os grandes mercados automotivos, com recorde de 3,63 milhões de unidades vendidas em 2011, segundo estimativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Conforme a pesquisa, até 2017 o Brasil deve exportar mais de 1 milhão de automóveis, quase o dobro das vendas externas atuais.



“O resultado da pesquisa demonstra claramente a imagem que o mercado automobilístico de todo o mundo projeta para Brasil: a de um País com a economia sólida e ótimas perspectivas para os negócios”, afirmou, em nota, Charles Krieck, sócio-líder das áreas de Industrial Markets e Audit da KPMG no Brasil. 



O levantamento contou com a participação de 200 executivos de várias partes do mundo. As projeções dos empresários também indicam que os países do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) devem concentrar mais de 40% do market share mundial nos próximos quatro anos.

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons