Brasil ocupa o 14º lugar em ranking de desenvolvimento

Oitava maior economia do mundo, o Brasil ainda está longe de ser um país desenvolvido. De acordo com um novo indicador lançado pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), entre os países que compõem o G-20, o Brasil ocupa, no quesito desenvolvimento, apenas a 14ª posição, atrás de nações como Argentina, México e Arábia Saudita.


As piores avaliações foram verificadas nas categorias Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e distribuição de renda, cujas pontuações colocam o País em 73º lugar em uma comparação global.


“Para evoluirmos definitivamente nesta próxima década e transformarmos o Brasil em um país desenvolvido, ações coerentes, profundas e consistentes terão que ser adotadas com relação à educação e à distribuição de renda”, destacam os coordenadores do estudo da Anefac, Gianni Ricciardi e Roberto Vertamatti.


A pesquisa, que analisa também questões como saúde, educação, renda, desigualdade, pobreza, sustentabilidade e segurança humana, aponta a Austrália como país mais desenvolvido do grupo, seguida por Alemanha e França.


Na categoria sustentabilidade o Brasil figura na primeira posição entre os 20 países analisados, devido principalmente às baixas taxas de emissão de carbono e ao alto percentual de território preservado no País.

SXC
SXC