Brasil e UE decidem ampliar cooperação comercial


O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, está em São Paulo, acompanhado por uma delegação de empresários europeus interessados em ampliar a cooperação em áreas como inovação, comércio exterior e empreendedorismo.



Nesta sexta-feira (16), o comissário participou de reuniões com o governador Geraldo Alckmin e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, para discutir a cooperação na área de política industrial para as pequenas e médias empresas (PMEs).



Tajani afirmou que, nesse momento, o mercado brasileiro é mais importante para a Europa do que outros emergentes, como Rússia e China. “Viemos porque estamos lutando contra a crise na Europa e acredito que podemos vencê-la se trabalharmos a favor da economia real, que são as indústrias e as pequenas e médias empresas”, disse. “Temos outros mercados pelo mundo, como o chinês, o russo e o africano, mas neste momento o mais importante é a América Latina e, consequentemente, o Brasil”.

Para Skaf, o interesse dos europeus pelo mercado consumidor brasileiro não gera conflitos com a indústria nacional. “Eles possuem 500 milhões de habitantes com poder aquisitivo maior que o nosso. Então, se eles querem o nosso mercado, certamente também queremos o deles”, afirmou.



Parceria ampliada



O representante da União Europeia também se reuniu com o diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, na última quinta-feira (15). Segundo Abijaodi, além da ampliação das relações entre o bloco e o Brasil, há espaço para novas parcerias, “com possibilidades de fusões, aquisições, joint ventures, tanto com liderança brasileira quanto europeia”.



A CNI assinou termo de compromisso com a Comissão Europeia criando o projeto piloto para intercâmbio de jovens profissionais entre o Brasil e a Europa. A iniciativa visa fomentar as oportunidades de negócios entre jovens empresas.

A comitiva liderada pela Comissão Europeia tem 29 empresários ligados a organizações como Fiat, Shell, Ternium, ArcelorMittal e Telefónica. Eles também foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.



Os acordos firmados em Brasília, segundo o comissário europeu, envolvem  indústrias, pequenas e médias empresas e universidades, em favor da inovação e tecnologia. Outro tratado prevê intercâmbio de jovens empreendedores europeus e brasileiros.

Marcello Casal jr/ABr
Marcello Casal jr/ABr