Brasil e Alemanha assinam acordo em saúde no trabalho


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Seguro Social de Acidentes Alemão (DGUV – Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung) assinaram, nesta semana, em Brasília, um acordo de cooperação técnica em segurança e saúde do trabalho. O Ministério da Previdência Social e a Organização Ibero-Americana de Seguridade Social participam da iniciativa como intervenientes.

“Tenho a certeza de que teremos o cumprimento deste acordo no sentido de um maior bem estar, sobretudo para a nossa população previdenciária”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O ministro fez uma exposição sobre a Previdência Social brasileira à delegação alemã e informou que o País está buscando soluções para minimizar os efeitos do envelhecimento da população.

Entre os objetivos do acordo estão o desenvolvimento de estudos, pesquisas e análises de interesses comuns; a participação em conferências; a capacitação de técnicos; a troca de experiências e coordenação de ações conjuntas, no âmbito de segurança e saúde no trabalho; a organização de seminários e reuniões técnicas e a prestação de assessorias em temas de interesse comum.



Para Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS, a experiência do DGUV poderá  ajudar no cumprimento das metas do Instituto em relação aos processos de proteção do trabalhador e de reinserção do trabalhador no mercado, além da prevenção de acidentes.

Joachim Breuer, diretor do DGUV, afirmou que a Alemanha vive um momento de grande desafio que pode ser sintetizado em duas questões principais: a intensa mudança demográfica pela qual passa o país e o prejuízo que a crise econômica atual está causando para a Seguridade Social. Breuer ressaltou a importância da cooperação para minimizar as dificuldades de todos os países e afirmou: “vivemos em um mundo em que, através de atividades conjuntas, podemos alcançar resultados melhores”.

Com informações do Ministério da Previdência Social

Renato Araújo/Agência Brasil
Renato Araújo/Agência Brasil