Bosch e GE anunciam parceria para conectar o mundo industrial

img_8440Bosch e GE estão trabalhando juntas para moldar o mundo conectado a partir de uma colaboração entre as divisões de softwares de ambas as organizações: a Bosch Software Innovations e a GE Digital.

As empresas assinaram um memorando de entendimento, onde as duas facilitarão a abertura e o crescimento da Internet das Coisas (IoT) industrial. O acordo foca na interoperabilidade e na integração da tecnologia por meio do sistema operacional Predix, da GE, e do Bosch IoT Suite.

As divisões pretendem disponibilizar serviços de softwares complementares de uma empresa em plataformas em nuvem da outra, com o intuito de aumentar o valor global de cada oferta e providenciar soluções para uma ampla base de clientes.

Conectividade do dispositivo no centro de aplicações da IoT

Ambas as companhias pretendem estabelecer um núcleo open source (código aberto), baseado nas técnicas da IoT, e construir um ecossistema maior em torno desse montante tecnológico, a partir do qual plataformas possam ser construídas. O engajamento-chave está no Eclipse Foundation, uma das maiores comunidades de software open source, da qual ambas as empresas são membros.

Os projetos Eclipse hono, Eclipse Vorto, Eclipse Leshan, GE-enhanced UAA (conta de usuário e autenticação) e Eclipse ACS (serviço de controle de acesso) são especificamente adaptados à conectividade. Em qualquer aplicação da IoT, os dispositivos precisam ser conectadas a um backend, onde os dados e a funcionalidade do aparelho são aproveitados para fornecer um nível superior ao valor de negócios.

Na Eclipse Community, por meio da contribuição de diversos desenvolvedores de IoT, ferramentas e padrões são criados abertamente, o que possibilita a muitas empresas se beneficiarem de suas aplicações voltadas à Internet das Coisas.

Abertura é a chave para o crescimento da IoT

A fim de explorar todo o potencial da internet industrial, organizações globais precisam colaborar mais de perto e dentro de padrões abertos. O benefício do cliente na IoT surge quando as organizações se concentram em seus pontos fortes e penetram no mercado da tecnologia e aplicações.

“As duas organizações compartilham da mesma visão a respeito das oportunidades na conectividade” disse Rainer Kallenbach, CEO da Bosch Software Innovations. “Nenhuma empresa consegue compreender a IoT sozinha. É muito importante para a Bosch se engajar em ecossistemas de negócio e comunidades open source”.

“Empresas trabalhando em conjunto é que fará diferença no IoT industrial” afirma Bill Ruh, CEO da GE Digital. “Estamos contentes em poder avançar com o desenvolvimento de nossa plataforma IoT, em parceria com a Bosch Software Innovations”.

Foto: Divulgação Bosch