Bolsa da Alemanha e dos EUA anunciam fusão

A Bolsa de Frankfurt (Deutsche Börse) e a NYSE Euronext anunciaram, nessa terça-feira (15), que vão fundir suas operações. A transação, que vinha sendo discutida desde 2008, dará origem à maior operadora bolsa de valores do mundo.


A principal bolsa de valores alemã assumirá o controle majoritário da nova empresa, ficando com 60% das ações. À NYSE Euronext, que controla as bolsas de Nova York, Paris, Amsterdã, Bruxelas e Lisboa, caberão os 40% restante. Juntas, as duas gestoras terão o potencial de gerar US$ 133 milhões em receita por ano.


“Acionistas das duas empresas serão beneficiados com oportunidades de um crescimento único e sinergias combinadas. Os clientes terão acesso aos mercados, produtos, informações, tecnologias de ponta e outros serviços globalmente. Sob a perspectiva regulatória, nós estamos comprometidos em continuar sendo a plataforma mais transparente do mundo”, declarou, em nota, o CEO da Deutsche Börse, Reto Francioni.


A nova organização será gerida por um grupo composto por nove executivos da Deutsche Börse e seis da NYSE Euronext, além do CEO Duncan Niederauer, da bolsa americana.


Esse tipo de negociação tem sido a solução encontrada pelas bolsas tradicionais para competir com os baixos preços das plataformas alternativas de negociação. Na semana passada, a inglesa London Stock Exchange e o grupo canadense TMX também anunciaram a fusão de seus negócios.

SXC
SXC