BMW lança seu primeiro carro elétrico

A BMW lançou nesta segunda-feira (29) mais um marco automobilístico da sustentabilidade e da eficiência energética: o novo i3, seu primeiro carro movido à eletricidade. Com eventos simultâneos em três diferentes cidades mundiais, a montadora alemã apresenta o compacto de linhas arrojadas e bom desempenho.

Nova York, Londres e Pequim foram escolhidas para conhecer em primeira mão o lançamento da BMW, um modelo com forte apelo na mobilidade urbana e em energias limpas. Com linhas futuristas e espaço para o motorista e mais três passageiros, o preço do novo i3 parte dos € 35.000.

Equipado com motor elétrico alimentado por uma bateria de íon-lítio, o carro tem 170 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e pode alcançar velocidade de 150 km/h. Seu sistema elétrico lhe dá autonomia para percorrer até 190 km. O lançamento ainda possui uma versão com motor de apoio à combustão, que estende a autonomia do veículo para um total de cerca de 300km. A carga elétrica pode ser feita na garagem de casa, com um carregador especial, em estações públicas ou a partir de qualquer tomada, utilizando um cabo específico.

O i3 será produzido em Leipzig, na Alemanha, em uma moderna fábrica adaptada para a otimização de recursos e utilização de energias renováveis na linha de produção. A chegada do i3 ao Brasil deve ocorrer no segundo semestre de 2014, conforme afirmam executivos da BMW.

Divulgação / BMW
Divulgação / BMW