Blue Card completa um ano na Alemanha

Em agosto de 2012 entraram em vigor, na Alemanha, as novas regras para concessão de visto a trabalhadores estrangeiros altamente qualificados. Desde a implementação do novo título de residência nos países da União Europeia (EU), o Blue Card, a Alemanha emitiu 8.879 documentos e estima-se que até o final de 2013 sejam 10.000.

De acordo com o Ministério das Relações Interiores do país, o sucesso do novo título se dá, principalmente, em função das novas leis de residência e requerimentos menos burocráticos. Os requerentes necessitam cumprir apenas algumas exigências, como diploma universitário, contrato de trabalho com salário anual de no mínimo € 46.400 ou € 36.200, no caso de trabalho em áreas de escassez de mão de obra qualificada (cientistas, matemáticos, engenheiros, médicos e especialistas em TI). Familiares também se beneficiam do título, uma vez que têm permissão para trabalhar sem qualquer restrição.

 “Já há falta de trabalhadores qualificados em muitos setores da nossa economia. Por esse motivo, precisamos, primeiramente, motivar o potencial dos cidadãos alemães e educar e treinar nossos jovens, ao mesmo tempo em que abrimos as portas para trabalhadores estrangeiros qualificados. Acredita-se que o desenvolvimento da nossa economia fraquejará sem o influxo de mão de obra qualificada e, a partir daí, houve melhorias no regime imigratório de trabalhadores qualificados. É importante que essa mensagem seja entendida ao redor do mundo, em nossas empresas e em nossa sociedade”, afirma Hans-Peter Friedrich, Ministro alemão do Interior.  

Bundesministerium für Wirtschaft und Technologie
Bundesministerium für Wirtschaft und Technologie