BASF participa do Congresso SAE Brasil

A BASF vai apresentar seu amplo portfólio para a indústria automotiva no Congresso SAE Brasil, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, de 7 a 9 de novembro, no espaço ProMagno, São Paulo. São soluções sustentáveis e materiais funcionais desenvolvidos pela companhia para atender as principais tendências do setor, como redução de emissões e peso, maior segurança, conforto e design dos veículos. O segmento automotivo está entre os mais importantes para a BASF, com vendas globais de €10 bilhões em 2016.

Mit innovativen Kunststoffen, Katalysatoren und Batteriematerialien zeigt die BASF auf der diesjährigen IAA PKW, Frankfurt, wie Automobilhersteller Gewicht einsparen, Emissionen reduzieren sowie Sicherheit, Komfort und Kraftstoff-Effizienz ihrer Fahrzeuge verbessern können. Vom 15. bis 18. September erwarten Messebesucher in Halle 4.1 exemplarische Bauteile rund um Fahrwerk, Antrieb, Innenraum und Außenhülle, z.B. Elastomer-Federelemente (im Bild unten rechts) Motorabdeckungen (links unten und Mitte), ein Getriebeqerträger (rechts oben) und ein Katalysator (links oben). At this year’s IAA Cars, Germany, BASF shows how automotive manufacturers can save weight and reduce emissions as well as improve safety, comfort and fuel efficiency with innovative plastics, catalysts and battery materials. From September 15 to 18, trade show visitors have the possibility to see for themselves in hall 4.1 showcase components for chassis, powertrain, interior and exterior such as elastomer spring elements (on the photo: bottom right), engine covers (left and in the middle), a cross beam transmission (top right) and a catalyst (top left).

“Trabalhamos de forma colaborativa, cooperando com toda a cadeia automotiva para desenvolver soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. Essa sinergia permite que os veículos sejam desenvolvidos e operem de forma mais eficiente, com maior tecnologia, inovação, segurança, além de qualidade, afirma Gisela Pinheiro, vice-presidente de Materiais e Soluções Funcionais para a América do Sul.

O portfólio de produtos da BASF inclui plásticos de engenharia, espumas de poliuretano e de especialidade, revestimentos, tintas automotivas, catalisadores, lubrificantes, fluidos de arrefecimento e de freio, entre tantas outras soluções.

A BASF apresentará novidades em poliamidas especiais destinadas ao interior do carro. Os plásticos estão ganhando popularidade entre os materiais usados para produzir peças automotivas por permitir a fabricação de veículos mais leves, mais seguros e com maior eficiência energética. Os sistemas de poliuretano também têm sido amplamente utilizados em peças e partes de veículos para conforto térmico e acústico.

Já, o Cellasto®, elastômero de poliuretano microcelular, utilizado nos sistemas de suspensão veiculares, atende uma das megatendências automotivas de redução dos níveis de ruídos e vibração (NVH – sigla em inglês, Noise, Vibration and Harshness) nos veículos.

Por sua vez, os catalisadores produzidos pela BASF garantem que os fabricantes de automóveis consigam cumprir com os rigorosos regulamentos de emissões e, ao mesmo tempo, reduzir a complexidade e os custos. Considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição, o catalisador é um componente fundamental nos veículos e é capaz de reduzir mais de 90% dos poluentes produzidos pelos motores a combustão.

A BASF também tem forte atuação no segmento de tintas automotivas, oferecendo uma gama completa de soluções para as montadoras e fornecedores de autopeças, desde o tratamento de superfície, com a recente aquisição da Chemetall, até o clearcoat (verniz) para proteção da pintura. Proporcionam ao acabamento dos veículos uma série de benefícios, como alto poder de cobertura, durabilidade, resistência aos raios UV, à riscos, ao impacto e à intempérie, alto brilho, pureza de cor, efeitos especiais e otimização de processos.

Foto: Divulgação BASF