Banqueiros alemães poderão ser penalizados

O Conselho de Ministros da Alemanha aprovou nesta quarta-feira (6) um projeto de lei que obriga grandes bancos e operadores financeiros a não envolver recursos de clientes em investimentos de risco.

A medida exige que essas instituições possuam um planejamento de recuperação que deverá ser entregue à Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin, na sigla em alemão) e atualizado anualmente. A BaFin, por sua vez, irá preparar um plano de liquidação para essas organizações e também atualizá-lo a cada ano.

Está prevista também a prisão de banqueiros e diretores que adotarem uma gestão arriscada do negócio. A pena para os gestores que não respeitarem a lei, colocando em risco as reservas da instituição e a continuidade de seus serviços, pode chegar a cinco anos de cadeia.

Declarações do Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, à imprensa do país dão conta de que até doze grandes bancos alemães estariam sujeitos às diretrizes impostas pela nova lei. A mídia alemã especula, até o momento, que o Deutsche Bank, o Commerzbank e o Landesbank Baden-Württemberg (LBBW) seriam os principais afetados pela medida.

SXC/Divulgação
SXC/Divulgação