Bancos alemães adiam pagamento da dívida grega

Representantes do setor privado alemão concordaram, nesta quinta-feira (30), em participar do segundo pacote de resgate à Grécia. Como contribuição, os credores renovarão empréstimos feitos ao país no ano passado, com vencimento até 2014.


De acordo com o Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, os títulos, cujos vencimentos serão renovados voluntariamente, somam € 2 bilhões.


Josef Ackermann, presidente do Deutsche Bank, enfatizou, durante o pronunciamento das instituições, a disposição do setor financeiro alemão em continuar apoiando a Grécia. “Nós estamos convencidos de que a Grécia precisa ser ajudada”, declarou.


Ackermann e Schäuble elogiaram também o parlamento grego pelo pacote de austeridade aprovado nesta quarta-feira (29). As medidas anunciadas, entre elas cortes orçamentários, aumento de impostos e privatizações, haviam sido impostas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para liberar a última parcela do empréstimo de € 110 bilhões concedido ao país em 2010.

SXC
SXC