Aumenta a crise no mercado de mídia alemão


O prelúdio foi o Abendzeitung de Nuremberg – devido a dificuldades econômicas, o tradicional jornal foi publicado pela última vez em 29 de setembro. Em situação semelhante está o Frankfurter Rundschau, o segundo jornal na Alemanha Ocidental depois da Guerra, que decretou falência. Para completar, o fim do Financial Times Deutschland foi anunciado nesta segunda-feira (26) pela editora Gruner + Jahr, responsável pela publicação. A última edição do FTD sairá no dia 7 de dezembro, após 12 anos de existência.



O destino dos cerca de 60 funcionários da revista Prinz também tornou-se incerto. A revista impressa sairá nas bancas pela última vez em dezembro, quando passará a ser atualizada diariamente somente em formato digital.



Receitas publicitárias em queda e condições de declínio tem agravado a situação. Por causa da enorme perda de receita, o principal acionista do Frankfurter Rundschau, o grupo Dumont Schauberg, não vê perspectivas de continuação do jornal. A ameaça do tradicional jornal também contribui para a incerteza em Berlim, onde é produzido o conteúdo editorial para o Frankfurter Rundschau, o Berliner Zeitung, o Kölner Stadt-Anzeiger e o Mitteldeutsche Zeitung.

CCommons/flickr/NS Newsflash
CCommons/flickr/NS Newsflash