Aprovado cerificado para venda de vinhos à Europa

Um novo modelo de certificado de exportação de vinho e derivados da uva foi aprovado pelo governo brasileiro para atender às exigências da Comunidade Europeia. O documento aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento contém modificações em relação ao anterior e está de acordo com os padrões determinados pelas autoridades europeias.


A partir de agora, o certificado será emitido pela área técnica especializada em bebida da Superintendência Federal localizada na região do estabelecimento exportador. Cabe ao responsável pela exportação o preenchimento das informações relativas ao certificado de origem. Os dados relativos ao boletim de análise deverão ser adicionados por representantes de laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.


“Chegamos a ter cargas barradas na Europa, que só foram liberadas por meio de negociações via embaixada. Agora, os produtos brasileiros não terão mais esse entrave”, avalia o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Helder Moreira Borges.


As exportações brasileiras do setor vitivinícola somaram, em 2010, US$ 148,33 milhões – um aumento de 11,95% frente ao ano de 2009, mas abaixo do valor registrado em 2008 (US$ 194,30 milhões). Na Europa, a Alemanha já é o segundo maior comprador de vinhos brasileiros, atrás do Reino Unido.

Wines of Brazil
Wines of Brazil