Aposentadoria será reajustada na Alemanha

Após um ano sem reajustes, os aposentados alemães receberão um acréscimo de 0,99% em suas pensões. Apesar de tímido, o aumento é resultado da recuperação econômica do país e do bom momento pelo qual o mercado de trabalho local passa. Em 2010, o desemprego caiu 9,2% na Alemanha, atingindo o seu nível mais baixo dos últimos 20 anos e os salários foram reajustados em cerca de 3%.


O aumento, que passará a valer a partir do dia 1º de julho, é o menor desde 2007. No entanto, de acordo com a Ministra Federal do Trabalho Ursula von der Leyen, deve ser visto de forma muito positiva pois no ano passado o governo teve que lutar para que o auxílio não precisasse ser reduzido.


Gastos


A previdência pública alemã paga mensalmente € 19 bilhões a 20 milhões de aposentados do país. Além disso, a população idosa conta com um auxílio-saúde extra de € 15 bilhões, também financiados pelo governo.


O benefício, no entanto, não é suficiente para garantir que o aposentado mantenha o padrão de vida ao qual está acostumado. Por isso, o próprio governo recomenda a adesão a planos de previdência privada.

SXC
SXC