Ano Internacional da Química começa em Paris

A abertura oficial o Ano Internacional da Química (AIQ) aconteceu nesta quinta-feira (27) em Paris, na França. O evento foi realizado na sede da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Cerca de 300 convidados participaram da cerimônia de abertura, entre eles uma delegação brasileira. Para John Malin, chefe do Comitê Mundial do Ano Internacional da Química, o Brasil terá uma participação muito importante “pois tem uma comunidade química bastante ativa e engajada.”


As autoridades presentes no evento revelaram que o AIQ 2011 pretende fortalecer parcerias entre os setores econômico e educacional, além de enfrentar desafios globais ligados a temas como nutrição, saúde, urbanização, mobilidade, demanda energética e proteção climática.


A temática internacional do evento é “Química – Nossa vida, nosso futuro” e celebra o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido a Marie Curie. O ano de 2011 também marca os 100 anos da Associação Internacional das Entidades Químicas.


Brasil


No Brasil, o lançamento oficial será em fevereiro, coordenado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pela Associação Brasileira da Indústria de Química (Abiquim) e pelos Conselhos Regionais de Química (CRQs), com o slogan “Química para um Mundo Melhor.” Estão programadas diversas atividades educativas e de divulgação científica, com o objetivo de fazer com que os jovens se interessem por estudar e trabalhar nas áreas da química.


Outro acontecimento importante é a “Experiência Global”, concebida pela União Internacional de Química Aplicada (IUPAC), que reunirá estudantes de todas as idades em experiências sobre a água, sua purificação e qualidade. Os resultados serão publicados, no final deste ano, em um mapa mundi eletrônico e interativo.


Empresas alemãs como a BASF, a Bayer e a Lanxess são patrocinadoras oficiais do evento que começará na Alemanha no dia 9 de fevereiro, em Berlim. A BASF no Brasil está promovendo atividades como um laboratório para crianças dentro da empresa, dias de Portas Abertas e participação na “Experiência Global.”

sxc
sxc