Alta representante da UE visita o Brasil


A alta representante para Relações Exteriores e Política de Segurança da União Europeia, Catherine Ashton, estará no Brasil durante esta semana para reforçar as relações estratégicas do bloco europeu na América Latina.



Além de visitar um projeto social no Rio de Janeiro, Ashton se reunirá em Brasília, durante a tarde de hoje (6), com a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na agenda de reuniões estão assuntos como o processo de paz no Oriente Médio, a mudança climática e a crise econômica europeia.



Em encontro com ministros brasileiros, as partes avaliarão os resultados da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, realizada em 2011, e darão início aos preparativos para a 6ª Cúpula, que este ano será no Brasil. Os ministros pretendem estudar negociações para um Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia e desejam expandir parcerias para mobilidade acadêmica e cooperação trilateral, que beneficia países em desenvolvimento. “O bloco europeu segue com interesse a dinâmica da América Latina, e por isso, acredito que necessitamos encontrar formas mais ambiciosas de trabalhar conjuntamente”, declarou Ashton.



No dia 7 de fevereiro, Catherine Ashton irá discursar no seminário “O Brasil e a União Europeia no atual contexto mundial”,  do Instituto Rio Branco. A partir do dia 9, a alta representante da União Europeia se reunirá no México com o presidente Felipe Calderón e com a chanceler Patricia Espinosa.

Creative Commons
Creative Commons