Alemanha terá menor desemprego em 18 anos

A Alemanha deverá encerrar 2010 com a menor taxa de desemprego registrada desde 1992. De acordo com a estimativa divulgada pela Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio – DIHK (Deutsche Industrie- und Handelskammer), o país terá 3,2 milhões de desempregados até o final do ano, 250 mil a menos do que em 2009.


Segundo o presidente da DIHK, Hans Heinrich Driftmann, “o mercado deve continuar se beneficiando com a flexibilidade das alternativas de trabalho que se abriram com a política de salários moderados e com as diferentes reformas implementadas”.


A retomada da economia é tão forte porque, na visão da entidade, há mais investimentos em diferentes setores e aumento do consumo. Os resultados positivos do primeiro semestre levaram a DIHK a revisar a estimativa de crescimento anual para 3,4% .


Panorama


Na semana passada, o Banco Central da Alemanha elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para este ano. O relatório mensal publicado pelo Bundesbank indica um crescimento de 3%, ante a estimativa inicial de 1,9%.


 Em 2009, o país registrou contração de 4,7%, seu pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial.

SXC
SXC