Alemanha tem recorde de trabalhadores empregados


Entre julho e setembro deste ano, a Alemanha alcançou o seu melhor nível de emprego desde a reunificação do país, em 1990. Segundo dados da Agência Federal de Estatísticas (Destatis), o número total de trabalhadores registrados em todo o país chegou a 41,2 milhões neste terceiro trimestre de 2011, um crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.



No total, mais 495 mil profissionais estavam trabalhando no período, sendo que desses, 44 mil atuam como autônomos.



O Destatis apontou o setor de prestação de serviços para empresas como o de maior crescimento (3,6%), com a contratação de mais 189 mil pessoas no período. Outros setores que mais contrataram foram: comércio, transportes e hotelaria (1,5%), construção (1,4%) e agricultura e pescas (1,3%).



Ainda, conforme dados divulgados pela Agência Alemã para o Trabalho (Bundesagentur für Arbeit), em outubro, o país apresentava a menor taxa de desemprego (6,5%) dos últimos 20 anos.



Apesar do recorde alcançado, o crescimento foi mais lento neste terceiro trimestre do ano se comparado aos dois primeiros que registraram, respectivamente, um aumento da taxa de emprego em 1,4% e 1,3%.



Além disso, no setor público, especialmente nas áreas de educação e saúde, houve uma pequena queda no número de trabalhadores registrados (10.000 profissionais). O fim do serviço militar obrigatório na Alemanha, e com isso a suspensão da prestação do serviço social alternativo, válido a partir do segundo semestre desse ano, é visto como uma possível explicação para a redução de colaboradores nestas áreas.

SXC
SXC