Alemanha tem carência de profissionais técnicos

Os setores de construção e eletrotécnica na Alemanha necessitam gravemente de mão de obra qualificada, concluíram especialistas da área. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Alemã de Artes e Ofícios (Zentralverband des Deutschen Handwerks – ZDH, em alemão), muitas empresas desses ramos têm enfrentando problemas para encontrar profissionais e para preencher suas vagas.


Em virtude do desenvolvimento positivo da economia alemã, estas empresas experimentaram um enorme crescimento e com isso, a demanda por mão de obra também. Quase 25% dos 14 mil chefes de estabelecimentos entrevistados oferecem atualmente ou pretendem oferecer dentro dos próximos meses duas vagas em média, divulgou a pesquisa.


Mas o mercado não está preparado para esse crescimento setorial, revelou o estudo da ZDH. No caso de técnicos de eletrônica e de engenharia mecânica, por exemplo, já existe um número maior de vagas do que de profissionais do ramo desempregados. A situação também é grave no setor de construção civil, no qual um terço das empresas afirmou estar buscando pessoal.


Em função disso, o presidente da Associação, Otto Kentzler, afirmou em entrevista com o jornal alemão “Stuttgarter Zeitung” que política, iniciativa privada e os sindicatos precisam fazer deste problema um tema central no encontro que será realizado no final de junho na cidade de Meseberg, para discutir a situação demográfica do país e seus problemas.

SXC
SXC