Alemanha recruta mão de obra estrangeira pela web


Para suprir a demanda por mão de obra qualificada, a Alemanha lançou no início deste mês uma campanha nacional e internacional na internet com o objetivo de recrutar trabalhadores qualificados.



Em parceria com a Agência Federal do Trabalho (Bundesagentur für Arbeit), o governo alemão criou o portal www.make-it-in-germany.com, que é direcionado a profissionais do exterior e tem como objetivo promover a Alemanha como um local de trabalho atraente, além de fornecer informações para os interessados em trabalhar no país.



Apresentado nos idiomas alemão e inglês, o portal funciona como guia para quem quer trabalhar e viver na Alemanha. O site informa sobre o mercado de trabalho, qualidade de vida, processo de obtenção de vistos e de moradia, retratando também a vida e sociedade alemãs. Além disso, traz um breve questionário que avalia o perfil do candidato e indica os passos para se conseguir um emprego no país.



"Com o nosso portal, iremos mostrar aos profissionais estrangeiros  por que vale a pena viver e trabalhar na Alemanha. Sobretudo, vamos mostrar a eles que são bem-vindos", comentou o ministro alemão da Economia, Philipp Rösler.



Já o site http://www.fachkraefte-offensive.deé voltado para empresas e profissionais e combina aconselhamento e serviços de apoio. O objetivo deste portal é facilitar o contato entre os trabalhadores que residem no país e as companhias, principalmente dos setores e regiões onde a procura por mão de obra é alta.



Segundo estimativas da Agência Federal do Trabalho, até 2025 devem faltar mais de três milhões de profissionais na Alemanha. Ainda, na opinião do chefe da instituição, Frank Jürgen Weiser, o país precisa receber cerca de 200 mil trabalhadores do exterior por ano para suprir a demanda interna.

www.make-it-in-germany.com/ Screenshot
www.make-it-in-germany.com/ Screenshot