Alemanha quer mais parcerias em infraestrutura


O governo alemão busca ampliar as parcerias com o Brasil, principalmente na área de infraestrutura, afirmou hoje (13) o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, durante seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília. Segundo ele, esta é uma das estratégias adotadas pelo país para contornar a crise econômica europeia.



“No campo da infraestrutura, temos excelentes ofertas ao Brasil, não apenas de infraestrutura na forma como é feita há 30 ou 40 anos. Penso também nas redes digitais, onde há ainda tanto a se fazer, e na área de energias renováveis”, observou o ministro. Na opinião dele, países que se desenvolverem no setor de energias renováveis “estarão na ponta e serão as lideranças no mundo”. Ainda, o ministro apontou o Brasil como “um dos países que também apostam” nesse tipo de energia.



Westerwelle destacou também parcerias na área de transportes e reforçou a proposta alemã para o Trem de Alta Velocidade (TAV), apresentada ao então presidente Lula em sua última visita ao Brasil. "A oferta ainda está de pé", ressaltou ele. "O que oferecemos é estrutura de ponta principalmente para a área ferroviária e de transportes aéreo. Temos infraestrutura excelente na Alemanha. Talvez uma das melhores do mundo”, argumentou.



Quanto à crise na Europa, o ministro assegurou que a Alemanha já superou muitas das dificuldades econômicas e financeiras. “Hoje, nossa economia é caracterizada pelas pequenas e médias empresas, que são a coluna vertebral do nosso país. A situação no mercado de trabalho é a melhor desde a nossa unificação, e a força das dívidas [dos países membros da comunidade europeia] poderia ser ainda maior caso tivessem surgido em um momento no qual a Alemanha não tivesse a força que tem para assumir as responsabilidades que assumiu”, disse.



*Com informações da Agência Brasil

CNI - José Paulo Lacerda
CNI – José Paulo Lacerda