Alemanha mantém crescimento no 1º trimestre


De janeiro a março de 2012, o crescimento da economia alemã deve ficar em 0,1%, na comparação com o último trimestre do ano passado, informou o Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas (DIW, na sigla em alemão), nesta quarta-feira (28).



De acordo com a instituição, o clima econômico do país continua tenso em alguns setores da indústria, mas apresentou, neste mês de março, uma leve melhora no varejo. "O mercado de trabalho continua indo bem e o aumento da renda já se reflete no consumo do setor privado que está se fortalecendo", resumiu o economista-chefe do DIW, Ferdinand Fichtner.



Apesar do crescimento tímido, especialistas do mercado projetam uma melhora a partir do segundo semestre deste ano. "O impacto da crise na zona do euro deve permanecer restrito aos primeiros seis meses do ano", comentou Fichtner.



Na opinião do especialista alemão do DIW, Simon Junker, no primeiro semestre de 2012, a economia será impulsionada principalmente pela demanda interna. O comércio exterior deve permanecer relativamente fraco, voltando a impulsionar o crescimento econômico do país somente no final do ano.

Arquivo ABr
Arquivo ABr