Alemanha: Idosos seguem no mercado de trabalho


A força de trabalho da Alemanha está envelhecendo rapidamente com o número de trabalhadores com 60 anos ou mais, que quase triplicou nas últimas duas décadas, chegando  a mais de três milhões de pessoas. Entre 1991 e 2012 o número de alemães com mais de 60 no trabalho subiu de 1,23 milhões para 3,18 milhões – um aumento de quase 160 %. A população de mais de 60, por sua vez, aumentou 34 %.


De acordo com dados do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis, na sigla em alemão), mesmo aqueles se aproximando da idade de aposentadoria de 65 anos estão trabalhando mais. Em 2012, havia 826 mil alemães com idade de 65 anos ou mais ainda trabalhando, em comparação com apenas 320 mil há duas décadas.


Segundo o Dr. Ulrich Walwei, vice-diretor do Instituto de Pesquisa do Trabalho (IAB, na sigla em alemão), muito desse crescimento foi atribuído ao mundo do trabalho em transformação. “Temos pessoas que não querem deixar seus postos de trabalho. É difícil dizer se eles estão trabalhando por prazer ou por necessidade. Eu acredito que são as duas coisas. Eles estão felizes no trabalho, mas também precisam trabalhar mais tempo.”


Ele acrescenta que o mercado de emprego para os mais velhos também é menos dinâmico. ” É mais difícil entrar no mercado de trabalho se você é mais velho e raro  iniciar um novo trabalho”, explica.


Talvez a maior causa por trás desta tendência são o mercado de trabalho e as reformas das pensões ao longo das duas últimas décadas que viram benefícios cortados e idades de aposentadoria subir. No entanto, isso agora pode ser revertido pelo governo que planeja cortar a idade de aposentadoria para 63 anos para alguns grupos.


Este corte reverteria uma tendência das últimas duas décadas. Em 1997, a idade de aposentadoria para as mulheres foi aumentada de 60 para 65 anos. Em 2008 decidiu-se que a idade seria aumentada para 67 até 2029.


Em 2009, os subsídios do governo para os regimes de aposentadoria parcial também acabaram e em 2004 o subsídio de desemprego para os trabalhadores mais velhos foi reduzido de um máximo de 32 meses para 18 meses.


Walwei examinou algumas dessas tendências em um relatório de 2011 chamado “Alemanha – Não é um país para trabalhores idosos?” . Constatou-se que a força de trabalho da Alemanha diminuiria em 15% até 2025 sem uma melhor integração dos trabalhadores mais velhos e da imigração.



Mais qualificação, mais trabalho


Walwei atribui o aumento dos trabalhadores mais velhos a uma população melhor educada. “As pessoas estão cada vez mais qualificadas. Quanto mais acadêmicos eles são,  mais provável que eles estejam empregados quando mais velhos. A cada ano a mais de estudo estão mais propensos a trabalhar mais tempo.”


O relatório constatou que 67,5% das pessoas de 60 a 64 anos com um diploma universitário estavam trabalhando, em comparação com 35% para os trabalhadores não qualificados em 2007. Portanto, conforme o número de diplomados aumenta, o número de pessoas idosas no trabalho também vai aumentar no longo prazo.


Ele também atribui a maior parte do aumento a mais mulheres estarem em trabalho. “As mulheres têm contribuído para a maior parte do crescimento. “O modelo do macho ganha-pão está perdendo força. Mais mulheres trabalham e elas também trabalham por mais tempo.”


Quaisquer que sejam as causas, a Alemanha deve se acostumar com os trabalhadores mais velhos, já que a tendência deve continuar com a próxima geração se aproximando da idade de aposentadoria. Entre 1998 e 2010 o número de pessoas a trabalhar com 50 anos ou mais,  mais do que triplicou de 2,1 para 7,3 milhões .

MTA
MTA