Alemanha crescerá 0,2% no 3º trimestre


A economia alemã deve crescer apenas 0,2% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo previsão do instituto de pesquisa econômica DIW-Berlin divulgada nesta quarta-feira (26).



O relatório afirma que a disposição dos empresários alemães “turvou-se” visivelmente, devido às incertezas provocadas pela crise em curso na zona do euro. “As empresas estão contendo os investimentos”, observa o chefe de conjuntura do DIW, Ferdinand Fichtner. “Com o novo programa do Banco Central Europeu [de compra de títulos da dívida de países europeus], a incerteza deverá recuar, e então as empresas poderão novamente aproveitar o ambiente financeiro favorável”, completa.



Apesar do contexto complicado, os dados da economia real apontam para uma continuidade do crescimento. “A indústria começou bem o trimestre em andamento, e a demanda externa se manteve estável”, afirma o especialista em Alemanha do DIW Simon Junker. “Como a situação do mercado de trabalho não piorou e os salários tiveram um forte aumento, o consumo privado deve sustentar o crescimento. Isso irá beneficiar o setor de serviços, que deverá expandir seu ganho no terceiro trimestre”, acrescenta.



Para a virada do ano, os pesquisadores estimam que a economia mundial se estabilize e, gradualmente, ganhe velocidade, o que vai beneficiar os exportadores alemães.