Alemanha conquista vaga em órgão da ONU

Alemanha, Portugal e Canadá disputaram, nesta terça-feira (12), duas vagas não-permanentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – órgão responsável pela gestão de conflitos por meio da manutenção da paz e da segurança internacionais. Dos 192 votos, 128 foram para o país germânico, que garantiu o primeiro assento temporário e assumirá o cargo por dois anos a partir de 2011.


Portugal garantiu a segunda vaga no órgão. Colômbia, África do Sul e Índia preencherão os assentos destinados à América Latina, África e Ásia respectivamente.


O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, dos quais cinco são permanentes (China, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Rússia) e outros 10 são eleitos pela Assembleia Geral para vagas temporárias com duração de dois anos (cinco a cada ano).


No final deste ano, Japão, Áustria, México, Uganda e Turquia devem deixar o Conselho para que os novos membros assumam os cargos. A Alemanha já esteve no Conselho quatro vezes e é o terceiro maior contribuinte dos fundos da ONU (USD 13.9 bilhões em 2008).


“Consideramos nossa entrada no Conselho de Segurança uma grande responsabilidade, mas também uma grande oportunidade para trabalharmos mais pela paz, segurança e desenvolvimento em todo o mundo”, afirmou Guido Westerwelle, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, em seu discurso após a eleição.


O Brasil ocupa, até o final do próximo ano, uma vaga não-permanente no órgão.

REGIERUNGonline / Phototek
REGIERUNGonline / Phototek