Alemanha amplia cooperação global para desenvolvimento

O Ministro Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ, sigla no alemão), Dirk Niebel, se reuniu nesta última segunda-feira (12), em São Paulo, com autoridades e empresários brasileiros com o objetivo de intensificar a cooperação bilateral em questões de desenvolvimento global.

Nesse âmbito, o ministro inaugurou o novo escritório da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Câmara de Comércio e Indústria de São Paul (AHK). Durante o evento, Niebel atribui ao Brasil uma posição-chave nas decisões envolvendo questões de desenvolvimento global e, neste sentido, destacou o País como um importante parceiro da Alemanha.

Durante sua visita, Niebel também falou sobre o novo projeto de apoio às empresas alemãs no exterior. Segundo ele, o Centro para Migração e Desenvolvimento Internacional (CIM, sigla no alemão) deverá apoiar as câmaras de comércio em países subdesenvolvidos e emergentes, envolvendo um número maior de especialistas em desenvolvimento, que servirão de interlocutor para as organizações alemãs nesses países.

“Investimentos alemães em países subdesenvolvidos e emergentes se tornam a melhor alavanca para abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho e geração de renda própria para as pessoas”, afirmou Niebel.

Por meio de uma maior integração das políticas econômicas externas e de desenvolvimento, o BMZ almeja melhorar os serviços para as empresas alemãs e, dessa forma, em termos da política de desenvolvimento do país, ampliar o empenho delas.

Ao mesmo tempo, o positivo desempenho do setor privado na América Latina resulta ao longo prazo em ótimas chances de investimento e negócios para o empresariado alemão – “uma clara situação win-win para ambos os parceiros”, ressaltou Niebel.

A agenda do ministro e da delegação alemã no País incluiu visitas a Curitiba, sua primeira parada, São Paulo, e nos próximos dias eles viajarão para Manaus e Brasília, onde darão continuidade às reuniões governamentais com o intuito de ampliar a cooperação global em diversos setores.

Divulgação / AHK-SP
Divulgação / AHK-SP