Alemães visam mercado de tecnologia medicinal no Brasil


Representantes da indústria alemã de tecnologia medicinal querem facilitar suas exportações para o Brasil e para isso, contarão com o apoio do Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig.



Em uma reunião durante Confederação de Embaixadores Alemães em Berlim, a Associação de Medicina Laboratorial SPECTARIS alertou o diplomata sobre as dificuldades do setor na exportação para alguns países, entre eles, Brasil e México. A instituição criticou em documento algumas políticas nacionais, apontadas como “obstáculos desnecessários”, que empresários do setor enfrentam quando exportam para o País.



Conforme a SPECTARIS, desde maio de 2010, um decreto do governo brasileiro obriga todos os fabricantes de tecnologia laboratorial a submeterem seus produtos a uma provação especial. “Já que os produtos de empresas ao redor do mundo não podem ser testados ao mesmo tempo, há um atraso no lançamento de novos produtos no mercado”, explicou o diretor da entidade, Tobias Weiler.



Segundo ele, o mercado de exportação continua sendo de grande importância para o setor, já que gera em média 66% do seu faturamento. No ano passado, as exportações alemãs de tecnologias para o setor médico cresceram 12%, em relação ao ano anterior, totalizando um faturamento de € 12,8 bilhões, enquanto o mercado interno daquele país cresceu somente 5%, somando € 7,2 bilhões.



Grolig, que durante a conferência apresentou informações sobre as possibilidades para a Alemanha no País, apreciou a oportunidade de discussão com a iniciativa privada e garantiu seu apoio aos empresários.



O diplomata está atualmente acompanhando o Ministro Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, Dirk Niebel, em sua visita ao Brasil. Niebel e a delegação alemã participam de uma série de reuniões com membros do governo e também empresários brasileiros, visando reafirmar a parceria entre os dois países e expandir a cooperação bilateral em diversas áreas.

SXC
SXC