Alemães estão otimistas para o ano novo

O Instituto de Pesquisas Econômicas Internacionais de Hamburgo – HWWI (Hamburgische Weltwirtschaftinstitut) elevou o prognóstico de crescimento da economia alemã em 2010 em 3,7%. O Instituto considera que a economia do país, até o fim do ano, vai recuperar 75% da queda sofrida com a crise financeira mundial.


O aumento do PIB alemão para o próximo ano, segundo o HWWI, deverá ser de 2,5%. Com esse resultado, no segundo semestre de 2011, o país alcançará o nível econômico pré-crise. Os pesquisadores de Hamburgo apontam a crise europeia de dívidas como a única possibilidade de interferência externa sobre o bom clima econômico. Porém, para o governo, esse temor não irá se concretizar.


 Os resultados positivos apresentados pela pesquisa advêm não só do aumento da demanda das empresas como também dos consumidores privados. Para o HWWI, isso acontece, principalmente, porque o número de desempregados poderá diminuir em até 3 milhões de pessoas no decorrer do próximo ano.


Em um estudo sobre confiança feito pela Allianz Seguros, o otimismo dos alemães na economia foi recorde. Cerca de 40% deles pensam positivamente sobre os próximos 12 meses. Além disso, resultados de uma pesquisa realizada em Nurembergue sobre o consumo na Alemanha, indicam que os consumidores privados e as exportações se desenvolverão como os dois principais pilares da economia alemã.

RegierungOnline
RegierungOnline