Agricultores lucram com atividades alternativas

O cultivo de alimentos ou a criação de animais deixaram de ser as únicas fontes de renda das fazendas. De acordo com o Escritório de Estatísticas da Alemanha (Destatis), em 2010, cerca de 30% do faturamento dos agricultores alemães era proveniente de atividades alternativas, como produção de energia renovável (42%), prestação de serviços (28%) e manejo florestal (24%).


Os resultados do Censo Agropecuário 2010, divulgados pelo Destatis durante a Semana Internacional Verde, em Berlim, revelam também que a agricultura orgânica continua em expansão na Alemanha, representando agora 5% do total produzido no país. No ano passado, 16.200 empresas mantinham 979.100 hectares de plantações orgânicas – 17% a mais do que em 2007 e o dobro do que em 2000.


O número de propriedades agrícolas caiu 5% nos últimos três anos, totalizando quase 301 mil. Metade delas são negócios familiares, assim como a maioria dos seus funcionários. Segundo os especialistas, a tendência é que o número de fazendas diminua nos próximos anos, mas que elas ocupem áreas cada vez maiores.

SXC
SXC