Aerzen fortalece a sua posição no Brasil

Presente no País há mais de 10 anos, período em que atuou apenas com vendas diretas da Alemanha para clientes locais, a Aerzen do Brasil acaba de inaugurar a sua nova sede, localizada em Cotia, na Grande São Paulo. Com uma área de 1,7 mil m2, ela é resultado de um investimento de R$ 5 milhões e deverá abrigar além do setor administrativo, uma linha de montagem para seus equipamentos. A nova área foi edificada com o objetivo de preparar a empresa para atender ao aumento da demanda decorrente do desenvolvimento dos projetos de infraestrutura no Brasil.


A linha de produtos da Aerzen é ampla e inclui sopradores, compressores e medidores. Eles integram equipamentos utilizados em sistemas de transporte pneumático, sistemas de aeração e sistemas de compressores aplicados na indústria petroquímica, mineração, siderurgia e setor agrícola, entre outros.


“Nossos produtos são muito confiáveis. Eles são resultado da engenharia alemã e atuam nas condições mais desafiadoras”, afirmou Eberhard Friess, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Aerzen. Ele esteve no Brasil para a inauguração da nova sede, acompanhando por Bernd Wölken, diretor-geral da Aerzen International.


Entusiasmado com as perspectivas de crescimento do Brasil, Wöhlken anunciou a intenção de construir uma fábrica no País, no prazo de 5 a 10 anos. Para ele, a exploração do pré-sal, o biogás, o tratamento de água são setores altamente promissores, “porque ainda está tudo por fazer”.


Competitividade e crescimento


“Hoje, metade de nossos projetos já tem até 70% de componentes nacionais”, explicou Carlos Facirolli, diretor-geral da Aerzen do Brasil. O objetivo da empresa é aumentar esse porcentual. “Isso vai permitir reduzir custos e melhorar as condições de financiamento, aumentando a nossa competitividade” declarou Facirolli.


Em 2009, a subsidiária brasileira da Aerzen teve um faturamento de R$ 12 milhões, o que representa 5% dos negócios internacionais da empresa. Para 2010, a expectativa é crescer 50%, alcançando os R$ 18 milhões em faturamento. Para isso vão contribuir as necessidades decorrentes das obras voltadas à Copa de 2014, como também a grande demanda brasileira na área de saneamento. “No Brasil, só 25 % dos municípios contam com estações de tratamento de águas e esgotos, o que para nós representa um enorme mercado a ser explorado”, afirmou o Gerente de desenvolvimento de negócios da Aerzen, Eberhard Friess,


Aerzen


Fundada em 1864 na Alemanha, a Aerzen é uma empresa familiar. Opera em 32 países e está presente com fábricas em 25 deles. Seu faturamento em 2009 foi de € 190 milhões (matriz na Alemanha) e € 280 milhões (subsidiárias no mundo). Conta com aproximadamente 1.050 funcionários em sua planta na Alemanha, e 550 no resto do mundo.

Divulgação/Aertzen
Divulgação/Aertzen