Aeroportos serão concedidos à iniciativa privada

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (31) a decisão de realizar concessões para os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). A decisão foi apresentada pela presidente Dilma Rousseff aos governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em um evento para discutir os preparativos do evento.


Segundo o Governo, o edital deverá ficar pronto em dezembro deste ano. As concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPE), formadas por investidores privados, com participação de até 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novas construções e pela gestão dos aeroportos. Como acionista, a Infraero participará das principais decisões da companhia.


O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, informou que estão sendo realizados estudos para concessão também dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ).


Interesse alemão


O grupo alemão Fraport deve ser um dos candidatos às oportunidades que surgem com a abertura dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada. Proprietária e administradora do aeroporto de Frankfurt, a empresa já revelou, em março deste ano, sua intenção de investir no Brasil. A Fraport também possui um terminal em Lima, no Peru.


“Nossos investimentos nos aeroportos de Lima e Antalya têm apresentado taxas de crescimento de dois dígitos há vários anos. Lima é a nossa vitrine para a América do Sul, região na qual faremos novas ofertas, caso os terminais brasileiros sejam privatizados”, disse o presidente da Fraport AG, Stefan Schulte, durante a conferência anual de imprensa sobre os resultados do ano fiscal de 2010.

José Cruz/ABr
José Cruz/ABr