Acordo do Eurogrupo vai liberar € 43 bi à Grécia


O Eurogrupo, formado pelos ministros das Finanças dos 17 países da zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), fechou, na noite desta segunda-feira (26), o acordo para o pagamento da próxima parcela do pacote de resgate à Grécia. O governo grego deverá receber €43,7 bilhões, que serão usados para pagar auxílio a bancos, salários e pensões de servidores.



Desde junho, o governo da Grécia esperava pela decisão, cuja contrapartida será adotar medidas que levem à redução significativa da dívida púbica – ficou acertado que o país limitará sua dívida a 124% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2020.



Os ministros acordaram também que cortarão as taxas de juros de empréstimos já feitos à Grécia e ajudarão o país a recomprar seus próprios títulos de dívida que estão nas mãos de investidores privados.



O acordo foi definido após doze horas de reuniões em Bruxelas. O presidente do BCE, Mario Draghi, disse que o pagamento da próxima parcela do pacote “fortalecerá a confiança na Europa e na Grécia”.



Com informações da Agência Brasil

CCommons/flickr/tjuel
CCommons/flickr/tjuel