ZF Technology Day apresenta destaques do IAA 2019

A ZF apresenta soluções para a próxima geração de mobilidade durante o ZF Technology Day, que serão lançadas no próximo IAA, em setembro, em Frankfurt. O Grupo amplia seu portfólio ao incluir mais soluções atrativas para a mobilidade do futuro com uma série de produtos para veículos híbridos e elétricos, sistemas de chassi ativos, segurança integrada e condução automatizada. Com isso, a ZF transfere seu foco para as necessidades de mobilidade dos usuários finais, como destaca a campanha #MobilityLifeBalance, que discute o atual desequilíbrio entre a mobilidade prometida e a real.

A orientação estratégica do grupo de tecnologia visa uma oferta de mobilidade melhor e mais sustentável. Com isso, a ZF destaca uma gama de produtos para tecnologia veicular. “As coisas que estamos desenvolvendo nos ajudam a disponibilizar uma oferta de mobilidade melhor e mais sustentável,” disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF Friedrichshafen AG. “O objetivo é claro: mobilidade segura, automatizada, confortável e acessível. Para todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso somente será alcançado se continuarmos a convencer o mercado, ativamente, com inovações”.

Puramente elétrico e também híbrido

A ZF está seguindo duas direções em termos de mobilidade elétrica. A empresa está lançando as bases para uma nova geração de veículos elétricos movidos a bateria, com a sua nova transmissão automática de 8 velocidades para veículos híbridos plug-in. O novo sistema híbrido proporciona elevado desempenho quando o veículo for somente movido a eletricidade.

Esse sistema constitui uma alternativa igualmente eficaz para veículos unicamente movidos a bateria em determinados cenários de aplicações. Com uma capacidade de bateria suficiente, as montadoras podem utilizá-lo para oferecer aos seus clientes, o ‘EVplus’ – um veículo elétrico movido a baterias que possui um motor a combustão para jornadas mais longas e quando for necessário um maior desempenho. Um sistema modular de blocos proporciona a máxima flexibilidade às montadoras. Essa tendência está sendo confirmada com o anúncio da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que nomeou a ZF como fornecedora global de transmissões automáticas, outra montadora internacionalmente reconhecida que optou pela última geração da transmissão de 8 velocidades, assim como a BMW, que também anunciou o fornecimento pela ZF, em abril.

Acionamento elétrico com duas marchas aumenta a eficiência e a autonomia

Paralelamente ao seu acionamento híbrido, a ZF trabalha pela melhoria de transmissões puramente elétricas. Um passo importante é a estreia mundial do seu sistema de acionamento elétrico com duas marchas para carros de passeio. Este conceito compacto une a geração máxima de 140 kilowatts (190 hp) a um elemento de troca de dois estágios e uma unidade eletrônica. Isso pode aumentar a autonomia de cada carga de bateria em até 5 %, quando comparado com um sistema de acionamento de um estágio.

Soluções de sistemas para condução automatizada

O chassis preditivo ‘Flying Carpet 2.0’ utiliza sensores abrangentes e algoritmos inteligentes para controlar os sistemas de suspensão, freios e direção. Esse sistema separa a superestrutura veicular das irregularidades da estrada e dos efeitos dinâmicos da condução, além de oferecer mais conforto, o que significa melhor dirigibilidade e segurança. O conforto é essencial, especialmente no desenvolvimento da condução totalmente automática e autônoma, pois significa que o tempo gasto dentro de um veículo em movimento pode ser utilizado para atividades como leitura e relaxamento.

A proposta exclusiva da ZF de permitir aos veículos ver pensar e agir, faz dela uma fornecedora atrativa de soluções de sistemas para condução automatizada. Os seus sistemas completos e abrangentes incluem sensores e câmeras, além do computador central ZF ProAI, em uma ampla gama de níveis de desempenho. Isso faz com que as soluções da ZF sejam escaláveis, flexíveis e adaptáveis para uma variedade de segmentos de mercado. Isso, por sua vez, permite que as montadoras satisfaçam as exigências básicas da norma Euro NCAP 2022. E, com o sistema ZF coPilot, funções de condução automatizada no Nível 2+se tornam possíveis. O ZF ProAI RoboThink é uma versão de alto desempenho para veículos de deslocamento de pessoas e cargas que possibilitam Níveis 4 e 5 – em outras palavras, a condução autônoma. Ao adquirir a WABCO, a ZF visa também o fornecimento de sistemas completos de condução autônoma para veículos comerciais.

A ZF lança a campanha #MobilityLifeBalance

O Grupo ZF lançou a iniciativa #MobilityLifeBalance. Ela emprega uma variedade de fatos para demonstrar como a realidade do tráfego atual não está alinhada com as exigências de mobilidade dos consumidores e como as soluções técnicas podem ajudar a restabelecer esse equilíbrio.