ZF reutiliza 100% de pallets nas unidades de Itu e Sorocaba, SP

Foto: Divulgação / ZF.

Atenta a todas as possibilidades para tornar cada vez mais sustentáveis suas operações no Brasil, a ZF dá mais um exemplo a partir dos avanços de seus projetos ambientais nas plantas de Itu e Sorocaba, SP. Por meio da reutilização total de pallets, foi possível alcançar a preservação da madeira para o uso no transporte de materiais.

De acordo com João Manoel Gambarra, engenheiro ambiental responsável pelo projeto, “a madeira é o segundo resíduo mais gerado nas unidades industriais da ZF no Brasil e a partir desta proposta um novo compromisso foi assumido pela empresa, que passou a beneficiar o meio ambiente graças à redução na geração de resíduos e à menor emissão de CO2 proveniente de operações logísticas, além de contribuir com a economia por meio da redução do consumo e correta destinação de materiais”. 

Trata-se de uma ideia simples que surgiu do chão de fábrica e foi tomando forma até se tornar um grande projeto. Nos últimos dois anos, a geração de aproximadamente 300 toneladas de resíduos foi evitada por meio da reutilização de mais de 12.800 pallets que, segundo estimativas da empresa, corresponde à preservação de 304 árvores. “Como profissional da área ambiental, tenho a satisfação de participar de um time altamente cooperativo e ter compartilhado um projeto como esse para todas as plantas da ZF ao redor do mundo”, disse João Gambarra.

O projeto trouxe um forte conceito de economia circular, que se baseia no redesenho da destinação de resíduos e emissões de poluentes, mantendo produtos e materiais em uso, além de agregar valor à empresa.  

Os pallets são utilizados como plataformas de cargas para praticamente todos os usos dentro das fábricas e na movimentação de materiais entre as plantas. Os danos sofridos com frequência levavam à inutilização dentro da rotina normal da produção. João Gambarra explica que a economia foi possível graças à reciclagem da massa de madeira e à reutilização do material nos processos internos.