ZF participa da Fenatran 2019 com foco na mobilidade do futuro

Foto: Divulgação / ZF.

Com o objetivo de demonstrar ao mercado de transportes soluções completas para uma mobilidade eficiente e segura, a ZF participará entre os dias 14 a 18 de outubro da 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que acontecerá no São Paulo Expo, SP. O evento, considerado o mais importante voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, será palco de inúmeras soluções da marca.

“A Fenatran é o mais importante encontro do setor de transportes da América Latina, sem dúvida, uma oportunidade ideal para demonstrarmos ao mercado como a ZF está enxergando a mobilidade do futuro. Somos parte integrante de um novo cenário na indústria automotiva e participante como provedora líder em soluções completas, tanto alternativas como complementares. Essa realidade será demonstrada durante o evento“, afirma Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul.

A ZF investe em sistemas para tornar a condução dos veículos cada vez mais segura e eficiente na área de transportes. “Como uma das empresas de tecnologia mais especializadas em sistemas mecânicos inteligentes para o setor automotivo e com o foco na Mobilidade da Próxima Geração, a Fenatran será palco de soluções em eletrificação, além de sistemas de qualidade consagrada no mercado automotivo global, afirma Silvio Furtado.  De acordo com o executivo, a empresa pretende investir globalmente mais de 12 bilhões de euros nas áreas de mobilidade elétrica e direção autônoma nos próximos cinco anos. Todos os investimentos em tecnologia da ZF são baseados no lema Vision Zero – zero emissões e zero acidentes.

Com um estande de 225 metros quadrados, o maior destaque da ZF na Fenatran deste ano será a transmissão PowerLine de 08 marchas. Trata-se de uma transmissão automática inspirada na transmissão automática para veículos de passeio 8HP, amplamente conhecida no mercado de automóveis global. A transmissão foi desenvolvida especialmente para atender o segmento de veículos comerciais (caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos) e traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves.

O conversor de torque da PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. A solução de conversor de torque traz para a PowerLine mais conforto, robustez, segurança, melhores custos operacionais e menor consumo de combustível. Para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são mais adequadas e recomendadas. A PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.