ZF inicia processo de aquisição de empresa especialista em software de reconhecimento de ocupantes

Foto: Divulgação ZF

A ZF planeja expandir sua rede de cooperação e investimentos por meio da aquisição de 90% das ações da Simi Reality Motion Systems GmbH. A empresa e seus 35 funcionários têm décadas de experiência em sistemas 3D baseados em imagens para gravação e análise de movimentos humanos. Trata-se de um conhecimento altamente valioso para o desenvolvimento de sistemas de reconhecimento de ocupantes, considerados elementos fundamentais para garantir a segurança integrada em direção autônoma.

O desenvolvimento de novos conceitos de interior para direção altamente automatizada ou autônoma inclui a possibilidade de novas posições dos assentos, uma vez que o motorista pode abrir mão da responsabilidade de conduzir o veículo, parcial ou completamente. Para relaxar durante a viagem, por exemplo, em veículos do futuro, o ocupante pode mover seu assento para trás ou inclinar o assento além do permitido pelas configurações dos veículos atuais. Para proteger os ocupantes nestas posições não convencionais, os sistemas do veículo devem ter a posição exata dos ocupantes, seu tamanho e localização.

“A chave para garantir a segurança dos ocupantes do futuro inclui sistemas de reconhecimento de ocupantes altamente eficientes”, explica Norbert Kagerer, Head de Segurança Integrada da ZF. “Esta é exatamente a área na qual queremos nos tornar mais fortes com o nosso investimento na Simi Reality Motion Systems, com o intuito de oferecer sistemas de segurança integrados, a partir de uma única fonte”.

O investimento da ZF na Simi ampliará sua competência atual em sistemas de segurança de ocupantes, tais como cintos de segurança, airbags e sistemas de direção. Aliados a sensores de reconhecimento do ambiente externo, interiores e softwares correspondentes, a ZF é hoje o fornecedor com a base mais ampla no mercado de tecnologia de segurança automotiva.

“Nas últimas décadas, nos tornamos reconhecidos como fornecedores de softwares 3D de primeira classe, baseados em imagens para análise de movimentos e comportamentos humanos”, afirma Andreas Ruß, fundador e Diretor Geral da Simi Reality Motion Systems GmbH. “Nossa experiência atual se baseia nos conhecimentos adquiridos em áreas como medicina e esportes de alto desempenho. Este investimento da ZF nos permitirá utilizar este conhecimento de forma mais efetiva para a indústria automotiva, e aproveitar mais rapidamente as oportunidades de crescimento”. Após a aquisição pela ZF, Andreas Ruß passará a responsabilidade da empresa para seus dois filhos Philipp e Pascal.

A Simi Reality Motion Systems foi fundada em Unterschleißheim, cidade próxima a Munique, em 1992, e atualmente emprega 35 funcionários, na maioria envolvidos em desenvolvimento de softwares. Atualmente, a Simi conta com mais de mil sistemas instalados no mercado global.