ZF e chinesa Wolong Electric criam joint venture para produção de motores e componentes elétricos

Foto: Da esquerda para a direita: Jörg Grotendorst, Head da Divisão de Mobilidade da ZF, Chen Jiancheng, Chairman da Wolong Electric, Wu Jianbo, CFO do Grupo Wolong Electric e Dr. Ye Guohong, Vice-Presidente, Chefe da Divisão E-Mobility da região Ásia Pacífico assinam o acordo juntos. / Divulgação ZF.

A ZF Friedrichshafen AG e a Wolong Electric Group Co., Ltd, da China, estão fortalecendo sua cooperação. As duas empresas assinaram um acordo para criar uma joint venture que produzirá componentes e motores elétricos para aplicações automotivas. Esta parceria ampliará o portfólio de produtos da ZF e aumentará a competitividade em sistemas de transmissão elétrica.

“A parceria com a Wolong, importante empresa do mercado chinês de motores e componentes elétricos, é um grande passo para fortalecer nossa estratégia de mobilidade elétrica. Com esta joint venture, ampliamos nossa cadeia de valor para motores elétricos, de forma a incluir subcomponentes e poder acessar clientes e fornecedores na China”, diz Jörg Grotendorst, Head da Divisão de E-Mobility da ZF. 

A joint venture deve operar sob o nome Wolong ZF Automotive E Motors Co Ltd. e fabricar motores e componentes elétricos para os sistemas de transmissão da ZF e para o mercado aberto. O sucesso inicial desta parceria é a celebração de um contrato de uma considerável produção em série l de componentes de motores elétricos para transmissões elétricas e híbridas. As transmissões elétricas contribuem significativamente para reduzir as emissões de CO2 do tráfego rodoviário.

A joint venture, com sede em Shangyu, Província de Zhejiang, China, oferece acesso ideal ao mercado chinês, alavancando o potencial de compra e foco em futuros negócios. Até 2025, a empresa espera empregar até 2500 funcionários.

“O acordo para aprofundar nossa parceria com a empresa chinesa e estabelecer uma nova joint venture dedicada ao contrato de produção de motores elétricos, é um dos passos sólidos para concretizarmos nosso compromisso de investir na China, e sela nossa determinação em contribuir de forma significativa para a eletrificação e mobilidade sustentável neste mercado. Ao estabelecer esta joint venture com uma empresa chinesa de sucesso, estamos transformando a ZF em uma organização mais ágil para servir o mercado local a partir da região, sem atrasar o processo de tomadas de decisão”, disse Dr. Holger Klein, Membro do Board Mundial da ZF.

“Temos certeza que os novos veículos elétricos tomarão uma grande fatia do mercado no futuro, e isso trará oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para as duas empresas. O empreendimento conjunto com a ZF é o primeiro passo, com o objetivo de fornecer motores e componentes para a ZF e para o mercado em geral. Esperamos que esta joint venture se torne líder mundial de motores automotivos elétricos”, disse Jian Cheng Chen, Chairman da Wolong Electric.

Desde janeiro de 2016, a ZF agrupou suas atividades de eletrificação e mobilidade sustentável na Divisão E-Mobility, sediada em Schweinfurt, Alemanha. Mais de 9000 colaboradores já trabalham nessa divisão, espalhados em vários locais ao redor do mundo.