ZF desenvolve exclusivo conjunto de embreagem para nova geração de caminhões Tector, da IVECO

Foto: Divulgação – ZF

A nova embreagem foi desenvolvida pela engenharia brasileira da ZF, e será produzida em Araraquara, no interior de São Paulo. “Entendemos as demandas do cliente, estudamos as diversas aplicações do caminhão e projetamos um produto que entrega alto desempenho e máxima robustez“, afirma Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul.

Para combinar robustez e eficiência, o novo kit de embreagem ZF 362 Push Type traz características como o platô confeccionado com membrana e carcaça em aço estampado. Além disso, para garantir maior conforto à condução, o disco possui amortecimento torcional de baixa rigidez e sistema de pré-amortecimento das vibrações torcionais do motor quando em marcha lenta.

Sustentabilidade e robustez

Outro reforço que trouxe maior resistência ao produto foi a utilização em sua composiçao do inovador material de fricçao orgânico – também conhecido como revestimento – que é mais durável e mais ecológico, uma vez que não usa nenhum tipo de solvente em seu processo de produção. O componente foi desenvolvido exclusivamente pela ZF no Brasil, que é o Centro de Competência e de produção global da ZF. O material de fricção é o componente que realiza a função principal do sistema de embreagem, pois gera aderência entre as superfícies metálicas do volante e platô, transferindo o torque.

Desenvolvido para suportar as mais severas condições de aplicação – e exaustivamente testado em laboratório e em campo -, o kit de embreagem ZF 362 Push Type assegura maior durabilidade de todo o conjunto, aumentando consideravelmente o tempo de troca por desgaste natural do conjunto platô e disco.