Workshop internacional foca em inovações para prevenção de doenças diarreicas

As doenças diarreicas são infecções relevantes em todo o mundo, associadas a uma mortalidade infantil significativa em países em desenvolvimento e, também, à morbidade e custos significativos de saúde em países industrializados. Diversas variedades patogênicas de Escherichia coli também estão entre os patógenos mais importantes da diarreia aguda na América do Sul.

Por conta disso, a  Universidade de Münster (WWU) e o Instituto Butantan realizam, com apoio do  Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), o workshop científico internacional “Intestinal pathogenic Escherichia coli: pathogenesis, epidemiology and diagnostics”, a ser realizado nos dias 2 e 3 de maio, no Instituto Butantan, na capital paulista.

O encontro aberto, é destinado a cientistas naturais, médicos e profissionais de saúde pública que estudam aspectos de diagnóstico, terapia e prevenção do patógeno Escherichia coli, causador de diarreias. Especialistas de diferentes disciplinas, principalmente do Brasil, Alemanha e outros países, estarão presentes para trocar conhecimentos e informações e desenvolver novas abordagens para melhor reconhecer, prevenir e tratar essas infecções.

Além disso, o workshop proporcionará um espaço para que jovens cientistas brasileiros possam apresentar os seus dados e estreitar relacionamento com especialistas do Brasil e de outros países. O momento também inclui apresentações de programas de fomento para colaborações cientificas Brasil-Alemanha, especialmente para a qualificação de jovens acadêmicos.

O evento é organizado pela Universidade de Münster em conjunto com o Instituto Butantan, além de outros dois parceiros do consórcio do projeto „NDO-EAEC“ (Universidad de Chile und Tel Aviv University). A proposta, cujo título é “Development of New Diagnostic Options for enteroaggregative Escherichia coli as an important diarrheal pathogen”, recebe apoio pela iniciativa europeia ERANet-LAC no âmbito do programa Horizon 2020. O workshop também é apoiado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).              

Tenha acesso a programação completa:  http://bit.ly/2UETELQ

Serviço:

Workshop científico internacional “Intestinal pathogenic Escherichia coli: pathogenesis, epidemiology and diagnostics“
Datas:
02 de maio de 2019 – das 9h00 às 18h30
03 de maio de 2019 – das 9h00 às 13h00
Local: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 -Butantã São Paulo
Idioma oficial do evento: inglês

Inscrições:
  http://bit.ly/2VVKTt2