Volkswagen tem melhores índices de reparabilidade do País

Foto: CC-Freepik

A Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2018, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), divulgado recentemente. 

No Car Group 2018, a Volkswagen reúne sete modelos entre os dez mais baratos para serem reparados no mercado. Entre eles, quatro possuem o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10. Virtus, Novo Polo, up! e cross up! são os melhores em suas respectivas categorias – sedã compacto, hatch compacto, hatch subcompacto e hatch compacto off road.

Além deles, a Saveiro é a campeã em duas categorias: picape compacta de cabine simples e picape compacta de cabine dupla. O SpaceFox é a melhor no segmento de Station Wagon compacta.

“Ao conquistar sete categorias entre as dez que compõem o ranking do Cesvi, a Volkswagen reforça o compromisso de ofertar cada vez mais veículos com excelente relação custo-benefício e valores reduzidos de reparo”, afirma o Diretor de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Daniel Morroni.

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O Virtus manteve o bom desempenho obtido pelo Novo Polo, com o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base janeiro de 2017). O up! e cross up!, que também obtiveram a classificação 10, foram os primeiros modelos a atingir a melhor classificação do País.

Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.