Volkswagen lança buggy elétrico

Foto: Divulgação Volkswagen

Volkswagen está trazendo a lenda de volta à vida! No começo de março, o Grupo sediado em Wolfsburg (Alemanha) vai revelar a primeira versão de um novo buggy totalmente elétrico. Inspirado nos populares buggies americanos, o carro-conceito está baseado na matrix modular para veículos elétricos (MEB), demonstrando como a plataforma pode ser realmente multifacetada.  

“Um buggy é mais do que um carro. É vibração e energia em quatro rodas. Esses atributos estão encorpados em um novo e-buggy, que demonstra como pode ser a interpretação moderna e não-retrô de um clássico. E, mais do que qualquer outra coisa, a ligação emocional que a mobilidade elétrica pode criar”, afirma Klaus Bischoff, Head Designer da Volkswagen.

O conceito de buggy totalmente elétrico é baseado nos antecessores que fizeram história na California. Naquela época, o chassi do Fusca servia como base; agora, a MEB permitirá ser ainda mais flexível. Fiel ao estilo original, a reinterpretação do buggy não tem teto fixo ou portas convencionais, enquanto as rodas são calçadas com pneus off-road e as soleiras laterais abertas dominam o visual como um todo.  

O novo conceito de veículo MEB mostra como a plataforma totalmente elétrica pode ser usada não só para modelos de produção em série de larga escala. Assim como o chassi do Fusca no passado, a matriz modular para veículos elétricos tem potencial para facilitar o desenvolvimento de séries de nicho em baixo volume.

O histórico de veículos recreacionais com tecnologia Volkswagen é de longa data: desde Fusca conversível e carrocerias especiais produzidas por companhias como Hebmüller e Rometsch até o design totalmente aberto feito para o buggy Meyers Manx, o chassi do Fusca permitiu soluções criativas – e às vezes exclusivas – por décadas. Globalmente, cerca de 250 mil unidades foram construídas como modelo único ou de baixo volume ao longo da década de 1980. 

O mais novo modelo, o buggy conceito totalmente elétrico, será revelado no 89° Salão Internacional de Genebra, de 7 a 17 de março. A coletiva de imprensa da Volkswagen vai ocorrer no dia 5 de março, às 10h20 da manhã, no Pavilhão 2.