Volkswagen Caminhões e Ônibus se destaca em inovação, diversidade e exportações

Volkswagen Caminhões e Ônibus se destaca em inovação, diversidade e exportações
Foto: Divulgação / Volkswagen

Os investimentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus para lançar tendências no mercado de caminhões e ônibus da América Latina renderam destaque à marca no ranking Estadão Empresas Mais, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em outra frente, os esforços da empresa para tornar suas equipes mais plurais resultaram no reconhecimento das boas práticas da montadora no Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo.

Já a internacionalização de seus produtos ganharam o Prêmio Rio Export na categoria Destaque Certificado de Origem, documento utilizado para comprovar a origem da mercadoria e garantir competitividade do produto no mercado externo. Trata-se de um reconhecimento do Sistema Firjan pelo incentivo da empresa às exportações no Estado do Rio de Janeiro.

No Estadão Empresas Mais, a empresa ocupa a terceira posição entre as que têm capital fechado e se destacam por sua vocação voltada à inovação, com o olhar para o futuro. Seu compromisso com as novas tecnologias do setor e investimentos em pessoas e processos para construir esse caminho são os diferenciais para a premiação, que tem como exemplo de caso de sucesso o VW e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil.

Por sua vez, o Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido pela revista Automotive Business, reconhece a Volkswagen Caminhões e Ônibus por suas boas práticas em relação a pessoas com deficiência, especialmente por seu programa Novos Horizontes. Com a iniciativa, a montadora busca contribuir para a qualificação desses profissionais, contratando-os ainda sem formação de nível superior e subsidiando integralmente o curso universitário. Após a formatura, permanecem na companhia, trabalhando na área em que se formaram.

“Temos um enorme orgulho em receber e acolher a diversidade de nossos colaboradores. Sabemos que uma força de trabalho plural contribui para a qualidade do clima organizacional, para o incentivo à inovação e resultados financeiros melhores. O reconhecimento da Automotive Business mostra que estamos no caminho certo. Contamos com o empenho de todos os colaboradores e seus gestores para sermos cada vez mais uma empresa plural e inclusiva”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus. Foto: Divulgação / VW Caminhões e Ônibus

Por trás de tantos prêmios, a VWCO tem um histórico de peso. Sua principal fábrica acaba de completa 23 anos desde sua inauguração em Resende, no Sul Fluminense, no dia 1º de novembro de 1996. Hoje, a marca celebra a produção de quase 1 milhão de veículos no Brasil, a liderança de seus caminhões e ônibus em vários segmentos do mercado e a entrada definitiva na mobilidade zero emissão, com a recém-anunciada criação do e-Consórcio para fabricação de caminhões elétricos. Colocando tudo isso em movimento, mais de 4 mil colaboradores se empenham em fazer o seu melhor todo o dia, com muita determinação e espírito de equipe.