Volkswagen adota nova solução de gestão de tributos

Foto: Divulgação Volkswagen

O complexo sistema tributário brasileiro exige cada vez mais das empresas brasileiras a capacidade para administrar um grande volume de obrigações fiscais. Assim sendo, a complexidade fiscal imposta pela Administração Pública torna impossível a gestão dessas obrigações de forma manual. E para estar à frente da concorrência, as companhias precisam investir em tecnologia de ponta para automatizar seus processos. Com objetivo de potencializar a eficiência operacional e garantir a conformidade fiscal, a Volkswagen adotou a solução Syn4TDF da Synchro para apuração dos tributos diretos IRPJ e CSLL.

Resultado da parceria entre Synchro e SAP, o Syn4TDF acrescenta inteligência fiscal ao Tax Declaration Framework (TDF), plataforma de gestão fiscal da SAP, com os benefícios de automação dos processos de apuração, geração, validação e entrega das obrigações acessórias, eliminação do processo de integração, e atualização, em tempo real, do imposto a pagar. “Tivemos ganhos expressivos em produtividade e de qualidade das informações prestadas ao Fisco”, disse Rogério Palmieri, executivo de TI da Volkswagen. “Estamos no caminho da inovação e da excelência fiscal com essa solução”, disse o executivo, que ressaltou também que antes, todo o processo de apuração e controle das informações era feito de forma manual, gerando uma grande demanda por horas extras para que as entregas fossem cumpridas.

Além da melhoria com processo, a solução trouxe um ganho à experiência do usuário. “Trata-se de uma solução altamente intuitiva, com gráficos e relatórios práticos, que facilitam a gestão das obrigações fiscais, e a navegabilidade é outro destaque”, afirmou Palmieri. Para atender a demanda contábil da Volkswagen, o Syn4TDF como geração ECD, antecipação das validações do PVA, visualização e atualização em tempo real e tratamento do dado fiscal na origem. Depois do e-social, do REINF e dos tributos diretos, a Volkswagen deve iniciar a etapa da implantação da solução para os tributos indiretos.  “A meta é aumentar o poder de decisão da plataforma e evoluir para um dashboard fiscal que permita a governança centralizada de todas as obrigações fiscais”, disse Palmieri.

O investimento em inovação para gestão fiscal não é um ato isolado na montadora. A gigante alemã possui uma cultura de inovação e, recentemente, lançou no Brasil sua concessionária digital, que por meio de óculos de realidade virtual, permite a seus clientes simular a experiência de uso de todos os veículos de seu portfólio.  

Resposta para o custo da conformidade 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), toda estrutura criada pelas companhias para atender a burocracia do Fisco, consome em média 1958 horas por ano, e para piorar, no Brasil, 1 a cada 200 colaboradores trabalham na área fiscal. Agregado a esses números, está o fato que o setor responsável pela gestão dos impostos precisa lidar com processos manuais, exaustivos e que requer muito esforço e tempo de seus colaboradores. 

Os desafios tributários do Brasil são únicos e poderão aumentar durante o período de transição para um novo regime tributário, conforme apresentado na maior parte das propostas de reforma. Com um dos maiores custos de conformidade tributária (o chamado cost to comply), as empresas brasileiras buscam soluções diferenciadas que assegurem conformidade com eficiência. Em resposta a estes desafios, a SAP buscou, entre outros parceiros, a experiência e conhecimento da Synchro na área tributária. “Estamos mostrando que é possível atender a demanda por conformidade e ainda agregar valor ao negócio do cliente”, comentou Ricardo Funari, diretor comercial da Synchro.