Voith presta serviços de gestão e afiação de facas de rebobinadeiras para a Klabin em Telêmaco Borba

Foto: Divulgação – Voith

A Voith Paper, fornecedora completa de soluções para o mercado de papel, recentemente iniciou a operação de um centro de serviços para afiação técnica de facas de rebobinadeiras, instalado na Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná. O novo centro de afiação tem como objetivo a realização de serviços especializados de qualidade, a gestão conjunta das facas, bem como treinamentos aos operadores das máquinas de papel, proporcionando evidente competitividade operacional ao cliente.

Ao escolher a Voith como parceira para os serviços de afiação das facas de suas rebobinadeiras, a Klabin teve, em média, 15% de redução no volume de afiações. Com isso a empresa se beneficiou com:

Maior vida útil para as facas das rebobinadeiras: com a prestação de serviços especializados, a vida útil das facas aumenta consideravelmente. O serviço exige ferramentas especiais, além do rigoroso atendimento às especificações técnicas da máquina, como ângulo e inclinação das facas, para garantir os melhores resultados na afiação.

Gestão conjunta: após compartilhar a gestão de suas facas com a Voith, a Klabin recebe relatórios mensais informando o número de equipamentos descartados e a quantidade disponível em estoque, garantindo assim uma melhor gestão de compras dos materiais necessários e redução de estoques da empresa.

Treinamento específico: como parte do pacote de benefícios oferecidos à empresa, a Voith ministra treinamentos com instruções técnicas aos operadores. Assim, a avaliação da necessidade de substituição das facas ganha maior embasamento técnico.

“O papel é muito abrasivo e o contato constante da folha com a faca gera desgaste, possibilitando imprecisão no momento do corte. Por isso, a operação com facas afiadas pode se traduzir em aperfeiçoamento da qualidade do papel, já que são os materiais que garantem a precisão do corte no momento do rebobinamento. A operação do novo centro de afiação de facas de rebobinadeiras Voith nas instalações da Klabin imprimiu nova dinâmica à questão da gestão d11esses equipamentos, proporcionando maior competitividade às nossas operações” afirma Ricardo Cardoso, gerente Industrial da Unidade Monte Alegre da Klabin.