Voith PaperSchool: treinamentos personalizados para o setor papeleiro

Foto: Divulgação Voith

O novo website da Voith PaperSchool já está no ar. A escola oferece treinamentos abrangentes, cobrindo todos os processos envolvidos na fabricação de papel. Além da ampla gama de cursos disponíveis, os participantes também podem acessar conteúdos de treinamentos personalizados baseados em métodos de ensino de ponta, assistidos por computador ou por realidade virtual, além de treinamentos práticos em máquinas e equipamentos reais. Com isso, a Voith garante a melhoria contínua das capacidades e do know-how dos profissionais do setor.

Sejam os colaboradores responsáveis pela operação, manutenção ou gestão das máquinas, os profissionais do setor papeleiro constantemente enfrentam o desafio de instruir e treinar novas equipes – além de aprofundar o desenvolvimento de funcionários existentes. Essa capacitação é fundamental para garantir uma operação segura e eficiente das fábricas ao longo de todo o processo de fabricação de papel. No entanto, os recursos e conhecimentos necessários para oferecer esse tipo de treinamento são difíceis de encontrar. Como uma fornecedora completa com a mais ampla gama de serviços, a Voith oferece programas de treinamento direcionados e baseados nas melhores práticas do mercado por meio de seu website PaperSchool sob seu inovador conceito Servolution. Com isso, a Voith reafirma sua longa tradição e expertise na área de capacitação: a centenária empresa ofereceu seu primeiro treinamento para clientes em 1910.

Módulos de treinamento padronizados ou específicos para cada cliente

Os treinamentos são oferecidos no mundo inteiro, seja nos Centros de Treinamento localizados nas unidades da Voith, nas fábricas de papel dos próprios clientes ou até mesmo on-line. Isso permite aos participantes adquirir conhecimentos especializados sob a orientação dos especialistas da Voith. Os treinamentos podem ser customizados às necessidades de cada cliente, e são oferecidos nos níveis básico, intermediário ou avançado. Os cursos podem ser montados para atender a necessidades específicas, em um processo que envolve uma definição conjunta sobre o conteúdo e os métodos de treinamento a serem priorizados.

Os cursos de capacitação abrangem as diversas áreas da produção de papel, preparação de massa e manutenção (como de sistemas auxiliares, por exemplo), além de apresentarem estratégias de manutenção e metodologias de comunicação, análise e solução estruturada de problemas.

Métodos de treinamento eficazes

Os cursos utilizam diferentes métodos para transmitir os conhecimentos e capacitar os alunos: aulas, experiências práticas, e-learning e treinamentos baseados em realidade virtual. Nos treinamentos em sala de aula, os especialistas transmitem conhecimentos gerais e resolvem as dúvidas dos alunos sobre a fabricação de papel. No caso de treinamentos práticos, os alunos realizam atividades específicas em ambientes de aprendizado controlado. Os treinamentos também podem ser ampliados para incluir a exposição dos alunos a máquinas de papel reais. Já o método de e-learning oferece a flexibilidade para os alunos realizarem os treinamentos em horários e localizações mais convenientes – o que se traduz em disponibilidade dos cursos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Os resultados do aprendizado são garantidos por contínuas repetições e provas, e uma equipe de apoio sempre está disponível para responder às dúvidas dos alunos.

Treinamento inovador baseado em realidade virtual

Um inovador método de treinamento já está utilizando a realidade virtual para criar um treinamento interativo em um ambiente totalmente criado por computador. Para fins de treinamento, esta tecnologia de ponta permite explorar uma máquina de papel inteira virtualmente, ou até mesmo simular o seu comportamento em uma situação perigosa, sem colocar os alunos em uma efetiva situação de risco. Além disso, o treinamento baseado em realidade virtual permite que os alunos aprendam e pratiquem diversas operações de montagem para que eles possam executar essas mesmas operações de manutenção corretamente em máquinas reais.

Para obter mais informações e fazer reservas para treinamentos disponíveis, acesse o novo site da Voith PaperSchool: www.voith.com/paperschool. Em breve, os treinamentos também poderão ser facilmente agendados pela Voith Paper Webshop.