Voith lança novo revestimento de rolo premium em poliuretano para prensas de filme

Foto: Divulgação – Voith

Com o SupremeFilm, a Voith aumenta a sua linha de produtos de acabamento com um novo revestimento em poliuretano (PU) de alto desempenho para rolos de prensas de filme.

Para melhorar algumas características do papel, como a printabilidade, os fabricantes recobrem o papel com colas ou amido por meio de unidades aplicadoras instaladas na seção de revestimento e colagem. O novo revestimento SupremeFilm é indicado tanto para o Speed ​​Sizer AT da Voith como para aplicações complexas em prensas de filme de outros fabricantes.

“Já faz tempo que os revestimentos de rolo em PU se consagraram como soluções de ponta para seções de prensas”, destaca Ralf Moser, gerente global de produtos para a Seção de Acabamento da Voith. “Agora estamos explorando as excelentes qualidades desse material, adaptando-o especificamente às necessidades das prensas de filme”.

O SupremeFilm se caracteriza pela transferência extremamente homogênea e constante do filme de revestimento. Além disso, a rugosidade da superfície dos rolos se mantém ao longo de toda a sua vida útil graças aos inovadores materiais de carga adicionados pela Voith. Isso garante uma aplicação otimizada para papeis com rigorosos padrões de qualidade. Além disso, o PU é um material extremamente resistente à abrasão, o que resulta em maiores intervalos entre retíficas e valores de 2-sigma do perfil mais estáveis.

A fábrica da papeleira Sappi em Ehingen foi um dos primeiros clientes a utilizar o novo revestimento de rolo SupremeFilm com sucesso em sua prensa de filme. “Nosso objetivo é evoluir sempre, de modo a tornar a nossa produção cada vez mais eficiente. Para alcançar isso, estávamos buscando novas tecnologias. Esse também foi o motivo por que optamos por esta inovadora e promissora solução da Voith”, explica Dietmar Muser, gerente de fábrica da Sappi Ehingen GmbH. “E valeu muito a pena, porque nossos resultados – que já eram muito bons – ficaram ainda melhores. Com o SupremeFilm, conseguimos manter o 2-sigma do perfil estável por um período recorde de operação. Em outras palavras, alcançamos nossa principal meta, que é a produção de um papel com qualidade perfeita. Além disso, reduzimos nossos custos de manutenção e aumentamos o tempo de operação entre trocas de rolos”.