Voith Hydro participa da 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs

Foto: CC__jcomp

A Voith Hydro estará presente na 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas) que acontece entre os dias 8 e 10 de maio, no Parque Barigui, em Curitiba, no Paraná.

Promovido pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), o evento reúne os principais entes do setor e tem como objetivo fomentar o debate técnico e comercial sobre o tema.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis – aquelas que não liberam resíduos ou gases poluentes na atmosfera – do mundo e o mercado de PCHs e CGHs tem grande potencial no país.

Em termos de potência já instalada, as PCHs estão situadas em 3º lugar entre as fontes de energia com 4.962 MW gerados.

Tecnologia alemã em alta 

Como associada à ABRAPCH, a Voith Hydro leva para o estande na Conferência as experiências positivas que vêm conquistando bons resultados no Brasil e no mundo.

Importante para o mercado da hidrogeração nacional, a tecnologia Stream Diver, desenvolvida pela Voith, já está sendo implantada no Brasil em projetos no rio Chopim, como a CGH Nogueira, em São Jorge D’Oeste, que será destaque no portfólio da empresa.

A solução aproveita as baixas quedas d’água e por esta razão não necessita de barramentos ou formação de lagos. Por ser 100% livre de óleo e graxa – os mancais são lubrificados pela própria água do rio – a solução não oferece riscos de poluição ao meio ambiente.

As unidades geradoras Stream Diver são instaladas abaixo da linha d’agua e por estarem submersas não emitem ruídos, outro fator que não prejudica a fauna aquática.

Além da recente experiência no Paraná, a Voith Hydro apresentará um portfólio completo de soluções, como os projetos desenvolvidos para a PCH Tamboril, em Palestina de Goiás e Arenópolis, em Goiás e a PCH Poço Fundo, em São José do Vale do Rio Preto, no estado do Rio de Janeiro.

“Estar presente na Conferência da ABRAPCH mostra a importância do setor para a Voith Hydro. Acreditamos que é preciso fortalecer o mercado para revelar o potencial que as PCHs e CGHs têm no Brasil”, diz Daniel Rubinstein, Diretor de Vendas e Marketing da Voith Hydro para América Latina.

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/