Voith Hydro centraliza portfólio de sua subsidiária Kössler sob a marca Voith

Foto: SHUTTERSTOCK

A austríaca especialista em PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) Kössler é uma subsidiária 100% controlada pela Voith desde 1° de janeiro de 2008. Agora, ela passará a operar sob o nome oficial da sua controladora.  A partir de 1º de janeiro de 2001, a empresa austríaca Kössler AG foi integrada à divisão de PCHs da Voith Hydro GmbH&Co. KG em St. Poelten, na Áustria, com o objetivo de permitir a sua expansão estratégica no mercado de PCHs. 

Buscando alavancar a expertise de todas as unidades europeias e assim melhor atender aos projetos e clientes de todo o continente, a Voith Hydro recentemente fundiu todas as suas subsidiárias nacionais para criar a Voith Hydro Europa. Na esteira desse processo, a Kössler foi integrada à divisão de PCHs da Voith.  Como especialista em PCHs, a principal expertise da Kössler continuará a oferecer um complemento ideal ao portfólio da Voith no segmento de PCHs de até 15 MW de potência.  A subsidiária agora passará a operar sob o nome Voith, e a integração legal das duas empresas não afetará suas operações comerciais.  Tudo o que o nome Kössler representa, incluindo a sua tradicional qualidade de ponta, permanecerão inalterados. 

“Estamos confiantes de que este foco regional não apenas nos tornará mais eficazes e dinâmicos, mas também manterá o nosso foco nos clientes, o que é um dos nossos diferenciais,” explica o Dr. LeopoldHeninger, CEO da Voith Hydro Europa. “Isso nos permitirá melhorar ainda mais o atendimento aos nossos clientes do setor hidrelétrico no mundo inteiro por meio de soluções atraentes.”

A Kössler passou a fazer parte do Grupo Voith em 2008, em uma parceria que se mostrou vantajosa para ambas as empresas. A crescente demanda por energias renováveis vem abrindo enormes oportunidades para o desenvolvimento de novas tecnologias. Um exemplo disso é a aplicação de turbinas Kaplan tipo bulbo (com geradores internos) no segmento de PCHs – uma inovação promovida pelo centro tecnológico austríaco.  Entre tantas outras, a StreamDiver também é uma inovação que foi desenvolvida pela unidade austríaca de St. GeorgenamSteinfeld.

No futuro, a empresa planeja ampliar ainda mais o papel dessa especialista em PCHs como centro tecnológico da divisão de PCHs do Grupo Voith. A base para isso é excepcional, já que a empresa sediada em St. GeorgenamSteinfeld não apenas reúne todas as principais competências do segmento sob um único teto (indo desde o desenvolvimento de turbinas e modelos, passando por projeto e fabricação, até serviços pós-vendas), mas também reforça tudo isso com seus mais de 90 anos de experiência no segmento. 

A hidreletricidade faz uma contribuição indispensável à geração estável de energia e, dessa forma, ao desenvolvimento econômico e social – tanto de países industrializados como de regiões emergentes. No entanto, a maioria das represas existente no mundo não é aproveitada para a geração de energia por meio de PCHs. E isso apesar do fato de que as PCHs representam uma solução ideal para uma geração descentralizada de energia por meio de fontes renováveis, especialmente em regiões montanhosas, remotas e com abundância de água.Outros benefícios oferecidos por PCHs incluem investimentos mais modestos e de giro mais rápido (devido a um período de dois a três anos para a conclusão de uma usina).  Além disso, PCHs são mais fáceis de construir e comissionar devido à menor complexidade dos seus projetos. Em geral, elas podem ser instaladas com um baixo impacto no ambiente próximo, já que a maioria delas são usinas do tipo fio d’água. Adicionalmente, as PCHs oferecem as melhores eficiências (até 90%) em comparação com outras fontes renováveis de geração elétrica, além de proporcionarem uma importante contribuição à estabilidade da rede elétrica.