Voith fortalece principais áreas de negócios: crescimento com lucro no ano fiscal de 2018/19

O Grupo Voith teve um bom desempenho no ano fiscal de 2018/19 (encerrado em 30 de setembro de 2019), apresentando crescimento com lucro mesmo diante do ambiente de mercado competitivo e desafiador no período. Conforme previsto, todos os principais indicadores de desempenho do Grupo aumentaram, e os pedidos recebidos apresentaram uma melhora significativa, especialmente devido a um forte aumento na participação da Voith Hydro.

Apesar da perceptível desaceleração econômica em diversos mercados e regiões, o Grupo conseguiu aumentar suas vendas. Dois de seus principais indicadores de desempenho (EBIT e lucro líquido) tiveram um aumento ainda mais intenso. Na esteira desse avanço, os indicadores de lucratividade também subiram. A posição financeira do Grupo Voith permanece extremamente sólida, com um percentual de capital próprio apenas levemente abaixo do nível recorde registrado no ano passado, além de a liquidez permanecer em um patamar muito confortável.

“A Voith apresentou bom desempenho no ambiente desafiador do ano fiscal passado. Estamos muito bem posicionados em nossos mercados, aumentamos nossa capacidade de geração de lucro e podemos continuar investindo em nosso futuro graças a um balanço muito robusto. Isso nos deixa confiantes de que conseguiremos alcançar nossos objetivos estratégicos para os próximos anos”, afirma o Dr. Toralf Haag, Presidente e CEO do Grupo.

Dr. Toralf Haag, Presidente e CEO do Grupo Voith. Foto: Divulgação / Voith

A Voith ajustou sua estratégia de crescimento no último ano fiscal. Nesse particular, a empresa se concentrou em fortalecer ainda mais suas principais áreas de negócio – inclusive por meio de aquisições estratégicas (como a aquisição da BTG, anunciada em setembro). O volume de € 319 milhões da transação marcou uma das maiores aquisições da história da empresa. A BTG é uma fornecedora global de soluções de processos integradas e altamente especializadas para a indústria de papel e celulose no mundo inteiro, o que ajudará a alavancar a posição de mercado da Voith Paper como fornecedora completa. A transação foi concluída com sucesso em 1º de dezembro.

O crescimento orgânico da Voith ao longo dos próximos meses e anos também está garantindo diversos novos pedidos, entre os quais se destaca o contrato de Snowy 2.0. Localizado na Austrália, esse projeto construirá uma das maiores usinas hidrelétricas reversíveis do mundo, que será equipada com seis turbinas-bombas reversíveis da Voith. Snowy 2.0 é o segundo maior contrato individual dos 152 anos de história do Grupo Voith.

“Ao fortalecer tanto suas principais áreas de negócios como sua estratégia digital para atendê-las, estamos buscando um objetivo claro: queremos usar nosso profundo e abrangente conhecimento tecnológico em nossos mercados para desempenharmos um papel de destaque como impulsionadores e atores da indústria pós-carbono da era digital. Esse conceito fundamental permeia todas as Divisões do Grupo e é expresso, por exemplo, no aprimoramento da hidreletricidade, na fabricação de papel com economia de recursos ou na eletrificação da mobilidade”, explica o CEO Haag.